segunda-feira, 30 de maio de 2011
Jack Kirby
Jack Kirby (28, de Agosto de 1917- 06 de Fevereiro de 1994) foi um dos mais influentes, reconhecidos e prolíficos artistas de histórias em quadrinhos de todos os tempos. Nascido Jacob Kurtzberg na cidade de Nova Iorque, ele também foi editor e escritor de quadrinhos.
Kirby começou a trabalhar nos estúdios Fleischer em 1935, onde fazia as sequências para o desenho "Popeye". ele então juntou-se ao Lincoln Newspaper Syndicate em 1936, trabalhando ali até que falissem em 1938.
Kirby conheceu Joe Simon enquanto ele fazia trabalho Freelance para diversas editoras. Os dois jovens se uniram e começaram a produzir e vender HQs. A dupla criou o herói patriótico "Capitão América" para a Timely Comics (mais tarde Marvel Comics) em 1941. Com a grande competência de Kirby fez do título um sucesso imediato.
O nome Simon e Kirby tornou-se sinônimos de quadrinhos empolgantes de super heróis. depois de dez edições de "Capitão América" eles mudaram-se para a DC Comics, aonde assumiram o personagem "sandman" na revista "Adventure Comics"; a dupla também produziria "Boy Commandos", "Newsboy Legion" (Legião Jovem) e "Manhunter".
Os quadrinhos de super heróis decairam em popularidade depois do fim da segunda guerra mundial e Kirby e seu parceiro passaram a produzir histórias em outros gêneros. Eles seriam creditados pela criação da primeira revista de romance "Young Romance Comics" além disso produziram histórias de crime, horror, humor e faroeste.
A parceria Kirby e Simon terminaria em 1954 com a indústria de quadrinhos estagnada por uma auto-imposta censura e sua subsquente publicidade negativa. Kirby entretanto continuou escrevendo e reinventando o personagem "Green Arrow" (no Brasil "Arqueiro Verde") na revista "Adventure Comics".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário